ECÚMENA | Espiritualidade

PVP: 11,50 €
Internet: 10,35 € (-10%)

A ENGENHARIA DA VIDA

Venerável Mestre Hsin Ting


SABEDORIA BUDISTA PARA UMA PRÁTICA QUOTIDIANA

Os ensinamentos do Buda, o Dharma, dão-nos as directrizes de como construir a nossa vida futura. Porém, a esperança de uma vida futura melhor não será realizada enquanto estivermos de braços cruzados à espera que ela surja. É preciso que nos empenhemos com dedicação na nossa autocorrecção, o que nos trará benefícios no presente. Para isso, os primeiros passos implicam começar a controlar os nossos próprios actos.

Buda deixou os seus ensinamentos para nos guiar ao nirvana, mostrando-nos o caminho para a libertação do sofrimento por meio de um budismo para a vida, um Budismo Humanista. Seguir os preceitos e praticar a meditação são os primeiros passos para observarmos e identificarmos a mente iludida. A acção para o autocontrolo e o desapego necessitará da orientação da sabedoria, da mente desperta para tal. Agindo dessa forma, podemos beneficiar-nos e aos demais, cultivando méritos e sabedoria, colocando em acção a sábia compaixão.


O Reverendo Mestre Hsin Ting foi Director-Chefe do Comité de Assuntos Religiosos e Abade Geral do Mosteiro Fo Guang Shan no período de 1997 a 2005; tendo ainda sido líder do Centro Internacional de Meditação Ch'an. Nasceu no Condado de Yunlin, Taiwan, em 1944. Conheceu o Venerável Mestre Hsing Yün – o 48º Patriarca do Budismo Ch'an e Fundador do Mosteiro Fo Guang Shan –, tornando-se seu discípulo leigo quando ainda era um jovem recruta nas Forças Armadas do seu país. Uma vez terminado o serviço militar, professou os votos monásticos, em 1968, como o terceiro bhikshu ("monge") de Fo Guang Shan. Deu continuidade aos seus estudos graduando-se pelo Eastern Buddhist College e pelo Instituto de Pesquisa Indiana da Universidade Cultural da República da China. Doutorou-se em Filosofia pela University of West de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. O Reverendo Mestre Hsin Ting, tem tido uma participação intensa e directa no desenvolvimento das diferentes áreas de Fo Guang Shan nos últimos 40 anos. Escreveu diversos artigos para as revistas Portal Universal e O Despertar do Mundo, publicadas pelo mesmo mosteiro. Foi ainda abade dos templos Hsi Lai nos Estados Unidos, Pu Men em Taipei, Pu Hsien em Kaohsiung, Ho-ming e Lung Hua na Malásia. Em 1994 ocupou o cargo de Vice-Presidente da Associação Internacional de Jovens Budistas e actualmente encontra-se no cargo de Presidente da Associação Internacional Luz de Buda – BLIA – da República da China. Devido à sua vasta experiência em meditação e ao seu vigoroso espírito de compaixão, o Reverendo Mestre Hsin Ting tem assumido e difundido por todo o mundo o ideal do Budismo Humanista preconizado pelo Venerável Mestre Hsing Yün. O Reverendo Mestre é um notável Mestre de Meditação Ch'an (Zen) e monge de múltiplos talentos, sendo versado em Darma, cântico budista e composição musical, entre tantas outras aptidões. É conferencista de temas como: Gênese Condicionada, Prajñā ("Suprema Sabedoria") e ensinamentos budistas aplicáveis à vida do homem actual. Tem realizado inúmeras conferências em todo o mundo.

Índice Excerto
Nº de Páginas: 104 | Formato: 14,80 x 21 cm | ISBN: 978-989-677-065-5

DO MESMO AUTOR


KARMA, MEDITAÇÃO E SABEDORIA

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


A MENTE ZEN
Takuan Soho


O ENSINAMENTO DO DALAI LAMA
Sua Santidade o Dalai Lama


A MEDITAÇÃO ZEN (CH'AN) NA VIDA HUMANA
Ven. Mestra Man Chien


CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO BUDISMO
Venerável Mestre Hsing Yün

© 2011, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais