NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

PVP: 14,50 €
Internet: 13,05 € (-10%)

AGOSTINHO DA SILVA – A ÚLTIMA ENTREVISTA DE IMPRENSA

Pedro Martins, António Ladeira, José Pedro Guerreiro Xavier


UMA ENTREVISTA HISTÓRICA E INÉDITA: O TESTAMENTO ESPIRITUAL DE AGOSTINHO DA SILVA

Pela primeira vez publicada em livro na sua versão integral – graças à recente redescoberta dos registos sonoros originais –, a derradeira entrevista de Agostinho Silva à imprensa revela uma síntese definitiva do seu pensamento e oferece um contributo imprescindível para a compreensão da obra extraordinária do filósofo.

«Eu acho que a Europa é uma coisa que vai desaparecer, ouviu? Se nós dermos uma definição de Europa não só geológica – isso não vai desaparecer por enquanto, não é assim? A placa tectónica não vai desaparecer por enquanto, não é? Mas se nós chamarmos Europa a um conjunto cultural que se vê por exemplo… que vem directamente do Império Romano, que dá o Direito – o Direito, afinal, veio todo da Filosofia que os Romanos entendiam mal… – mas havia dois ou três princípios que todos acharam úteis para as pessoas viverem em sociedade, e tomaram, fizeram o Direito, que depois Portugal levou ao mundo. Porque quem, realmente, constituiu o Império Romano de hoje não foram os imperadores romanos. Esses foram batidos pelos bárbaros que entraram logo na Idade Média. Quem levou o Império Romano ao mundo foram os portugueses.»

Agostinho da Silva

«Agostinho da Silva na parte final da vida fez da entrevista um novo género de expressão. No seu caso, a entrevista não teve o sentido de promoção, de consagração ou de exposição pública, que é em geral a forma vulgar com que os escritores a adoptam. Nele a entrevista era apenas uma forma de continuar pelo oral, numa altura em que a apetência de pegar na caneta era já pouca, o que sempre o prendera na escrita, o gosto de falar de tudo e de qualquer coisa. O resultado foi um novo género de expressão, vivo e coloquial, que podemos considerar o último grande modo de expressão verbal de Agostinho da Silva..»

António Cândido Franco in Prefácio

«Consideramos justo apelidar a última entrevista de Agostinho da Silva à imprensa em 30 de Setembro de 1993 como uma peça testamentária onde o autor de Aproximações e Ajustamentos consegue transmitir para seus ásseclas o fermento principal de todo um discurso elaborado durante uma vida inteira.»

João Ferreira in Posfácio

PRÉ-VISUALIZAR: ÍNDICE EXCERTO

Na sua edição número 203, de 30 de Setembro de 1993, o mensário sesimbrense Raio de Luz deu à estampa uma entrevista com Agostinho da Silva, conduzida por Pedro Martins, António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier e que viria a ser a última entrevista de imprensa de Agostinho da Silva, conforme assinala Renato Epifânio em Perspectivas sobre Agostinho da Silva na Imprensa Portuguesa. Tratou-se, por conseguinte, de uma entrevista histórica. O texto então publicado revelou apenas uma parte da conversa, dados os limites de espaço e a necessidade de adequar as marcas de oralidade do diálogo à fluência comunicativa do registo jornalístico. Graças à recente redescoberta dos registos sonoros da entrevista, torna-se agora possível, no âmbito do recém-criado GEAS - Gabinete de Estudos Agostinho da Silva, parceria que envolve o Projecto António Telmo. Vida e Obra e o Centro de Estudos Culturais e de Acção Social Raio de Luz, a sua publicação integral e fidedigna, nos limites consentidos pelo estado da gravação, optando-se, desta feita, pela fixação do texto num registo tão próximo quanto possível do que efectivamente foi dito e que restitui ao leitor, de modo vivo e genuíno, o discurso do filósofo.

Nº de Páginas: 116 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-140-9

DO MESMO AUTOR


O SEGREDO DO GRÃO VASCO


TEORIA NOVA DA SAUDADE


A LIBERDADE GUIANDO O POVO


UM ANTÓNIO TELMO - MARRANISMO, KABBALAH E MAÇONARIA

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


REENCONTRAR AGOSTINHO DA SILVA - O POETA E O POEMA

José Flórido


PERSPECTIVAS SOBRE AGOSTINHO DA SILVA
NA IMPRENSA PORTUGUESA

Renato Epifânio


Nº 3 - 1º SEM. 2009 - AGOSTINHO DA SILVA

Dir.: Paulo Borges, Celeste Natário e Renato Epifânio


AGOSTINHO DA SILVA - UM PERFIL FILOSÓFICO
João Maria de Freitas Branco



A LITERATURA DE AGOSTINHO DA SILVA, ESSA ALEGRE INQUIETAÇÃO
Risoleta C. Pinto Pedro


© 2017, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais