ARQUIVOS DA CAVALARIA | Templários e Cavalaria

PVP: 22,90 €
Internet: 20,61 € (-10%)

A UTOPIA TEMPLÁRIA

Stelio W. Venceslai


QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS E VALORES DA ORDEM DO TEMPLO E COMO PODEREMOS APLICÁ-LOS NOS NOSSOS DIAS?

O QUE É SER TEMPLÁRIO HOJE?

Nunca saberemos ao certo se existiu uma “sabedoria templária”, perdida e esquecida por entre as fogueiras, as perseguições e o plurissecular manto de silêncio que encobriu a história dos monges-cavaleiros. Muito provavelmente o sistema templário, tanto ao nível religioso, militar, jurídico como económico, poderia ter originado uma concepção global, política – no sentido mais nobre do termo –, da qual perdemos o rasto. Restam-nos as suposições. Contudo, passados mais de sete séculos após o seu desaparecimento oficial, os templários continuam a suscitar o interesse e a despertar emoções fortes. É inegável que algo fala ainda aos corações das pessoas de hoje. Apesar da estrutura sócio-política se ter alterado profundamente, certos ideais de outrora, que acabaram por se perder ou ficar dormentes, possuem um valor que está muito para além do tempo e das instituições.

«O objectivo deste livro não é fazer uma história da Ordem monástica, militar e templária, mas sim transmitir uma ideia moderna da Ordem do Templo, tentando resgatá-la das inúmeras interpretações, muitas vezes fantasiosas, que enchem as livrarias de meio mundo. O livro não está pensado para quem deseja conhecer a história do Templo, mas sim para quem, por já a conhecer, se questiona sobre a sobrevivência templária.

A moderna ideologia templária tem como objectivo a descoberta ou o despertar de valores muitas vezes adormecidos ou mesmo esquecidos, o valorizar e despertar de novos interesses em quem ainda os distingue mesmo não sendo por eles conduzido. O objectivo é o de voltar ao homem, ao seu Templo interior, de forma a torná-lo ao mesmo tempo participante e protagonista, começando um processo de reapropriação das suas raízes e dos seus ideais. (...)

O mundo da Cavalaria parece pertencer ao passado (...) mas os seus valores podem ser vivos e operantes a partir do momento em que lhes é atribuído um significado actual capaz de organizar a vida e os comportamentos do indivíduo. (...) Existe cada vez mais um apelo aos valores do Templo. Isto não significa um banal retorno ao antigo mas leva a uma interpretação, em clave moderna, de antigos valores, considerando-os ainda actuais e importantes para a nossa sociedade. (...) A Cavalaria moderna é silenciosa, não ambiciona às honras da crónica, não procura privilégios, mas opera.»

PRÉ-VISUALIZAR: ÍNDICE EXCERTO

Stelio W. Venceslai, nascido italiano, cidadão do mundo por vocação, eclético por temperamento e cultura, desempenhou várias actividades: professor, executivo estatal italiano, oficial internacional (UE, ONU), director-geral do CII – Comité Intergovernamental de Informática, empresário, historiador medievalista e palestrante. Fundou a Academia Templária, da qual é Presidente; é membro da Accademia Angelica Constantiniana e membro honorário da Academia de Ciências da Mongólia. Foi o fundador do Grande Priorado de Itália e, enquanto Grão-Prior de Itália, um membro fundador da OSMTH e do Conselho dos Grão-Priores da OSMTH. Viajou por razões profissionais e de interesse pessoal pela Europa, Médio-Oriente, Canadá, Estados Unidos, América Latina e África, onde construiu um complexo hoteleiro no meio do deserto do Saara, no Níger, passando por diversas experiências que lhe permitiram ser um conhecedor da alma humana e observar as grandes mudanças que estão actualmente a ter lugar na sociedade humana. Um escritor desde sempre, publicou centenas de artigos e ensaios sobre política, economia, legislação económica, história e sociologia. Destacam-se as seguintes publicações: “Templar Bibliography” (2005), editado em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol, em colaboração com Nicolas Haimovici Hastier; “A Utopia Templária” (2012), editado em italiano, inglês, croata e português, premiado em 2014 como o melhor livro do ano no mundo templário; “Manuale dell’amore. Quel che mi resta di te” (2014), um texto sociológico sobre a mutação evolucionária na sociedade ocidental; “A Ética Templária” (2014), publicado pela Academia Templária, editado em italiano, inglês e português; “Reincarnazione. La tua vita senza fine” (2015), um ensaio crítico sobre as crenças e as culturas religiosas do mundo; “Mithra. Il dio della luce” (2015), um ensaio histórico e crítico acerca do desenvolvimento e evolução de uma crença religiosa milenar; “Storia d’Ipazia e dell’intolleranza religiosa” (2016). Em preparação: “Manual de Oratório”; “A Visão Templária da Economia”.

Nº de Páginas: 312 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-145-4


SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


O PERDÃO DOS TEMPLÁRIOS
A. Gabriel, E. Amarante, J. Medeiros,
L. C. Silva, P. Gomes, R. Daehnhardt, S. S. Rodrigues


HISTÓRIA SECRETA DE PORTUGAL
António Telmo



O BREVIÁRIO DO CAVALEIRO
Emmanuel-Yves Monin


USOS E CERIMÓNIAS DA NOSSA ORDEM DE CRISTO
Trans. e Estudo: José Medeiros

© 2017, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais