ECÚMENA | Espiritualidade

PVP: 13,90 €
Internet: 12,51 € (-10%)

BUDISMO PURO E SIMPLES

Venerável Mestre Hsing Yün


Sutra das Oito Percepções dos Grandes Seres

OS ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS DO BUDISMO APRESENTADOS POR UM DOS SEUS MAIORES IMPULSIONADORES NA ACTUALIDADE

O Sutra das Oito Percepções dos Grandes Seres pode ser dividido em duas partes. A primeira corresponde à primeira percepção; a segunda, às sete restantes. A primeira percepção relaciona-se à análise do mundo feita pelo Buda, que nela discute a impermanência, a vacuidade, a natureza da mente e o ciclo de nascimento e morte. O seu propósito é levar-nos a compreender a natureza do mundo em que vivemos. Nas sete percepções seguintes, o Buda ensina como viver neste mundo. Os conceitos mais importantes da primeira percepção são a impermanência e a vacuidade.

«A iluminação resulta de anos de prática. É difícil conquistá-la, porque o pensamento deve ser usado para purificar o pensamento; a atenção plena, para purificar a atenção plena; a mente, para se controlar a si própria. É como utilizar uma mão para se agarrar a si própria, ou um olho para se ver a si mesmo.»


O Venerável Mestre Hsing Yün é o 48º patriarca do budismo chinês da Escola Ch’an (Zen). Fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan, sediada na ilha de Taiwan (República da China), nasceu na China Continental em 22 de Julho de 1927. Tornou-se monge noviço aos 12 anos e recebeu a ordenação plena em 1941, prosseguindo com o seu treino monástico formal, tendo sido orientado desde cedo com o objectivo de revitalizar o budismo e semear pelo mundo os ensinamentos do Buda. Em 1949, quando a China continental foi envolvida na guerra civil, o Venerável Mestre Hsing Yün deixou a sua terra natal e foi para Taiwan. Durante quase meio século, a força do seu voto, a sua visão e os seus esforços incansáveis influenciaram os estudos e práticas budistas em Taiwan, a partir de onde difundiu o Dharma para os cinco continentes implantando templos, quatro universidades, dezasseis colégios budistas, vinte bibliotecas, duas gráficas, nove galerias de arte, uma clínica médica móvel, uma estação de televisão e um jornal diário bilingue (chinês/inglês) – Merit Times (www.merittimes.com) –, como meio de aproximar as pessoas do budismo. Além disso, empreendeu iniciativas para aproximar as diferentes escolas budistas entre si, bem como o budismo de outras religiões num trabalho ecuménico pioneiro e de grande repercussão mundial. Desde que deixou a função de abade de Fo Guang Shan, em 1985 – a primeira sucessão em vida de que se teve notícia na história do budismo –, viaja pelo mundo para propagar o Dharma. A fim de reforçar o seu trabalho de divulgação do budismo, fundou em 1991 a Associação Internacional Luz de Buda (BLIA), em Taiwan. Em 1992, a sede mundial da BLIA foi inaugurada nos Estados Unidos, onde o Venerável Mestre realiza intensos trabalhos académicos em parceria com a Universidade da Califórnia desde meados da década de 70, tendo erguido o Templo Hsi Lai nas proximidades de Los Angeles, em 1988. Desde então foram instaladas mais de cem secções internacionais da BLIA. Em 25 de Abril de 2004 foi consagrado o primeiro Templo Fo Guang Shan em Portugal, oficialmente inaugurado em 1 de Agosto de 2004 sob a orientação de uma experimentada Mestra e monja, discípula do venerável Mestre Hsing Yün. Nessa ocasião houve uma tomada de refúgio na Tripla Jóia (Buda, Dharma e Sangha) e nos 5 preceitos. A cerimónia foi dirigida pelo venerável Hsin Ting, abade do “Mosteiro mãe” Fo Guang Shan de Taiwan. No dia 3 de Novembro de 2004, o Templo recebeu a visita do venerável Mestre Hsing Yün.

Nº de Páginas: 120 | Formato: 15,30 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-110-2

DO MESMO AUTOR


CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO BUDISMO


BUDISMO - SIGNIFICADOS PROFUNDOS

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


A MENTE ZEN
Takuan Soho


O ENSINAMENTO DO DALAI LAMA
Sua Santidade o Dalai Lama


A MEDITAÇÃO ZEN (CH'AN) NA VIDA HUMANA
Ven. Mestra Man Chien


KARMA, MEDITAÇÃO E SABEDORIA
Ven. Mestre Hsin Ting

© 2014, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais