VENTOS DA HISTÓRIA | História

PVP: 17 €
Internet: 15,30 € (-10%)

CAVALARIA, MAÇONARIA E ESPIRITUALIDADE
- EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS PARA URSOS E CAVALEIROS

Michel Bédaton & Rémi Boyer


Michel Bédaton é Grão-Prior da Ordem Interior do Regime Escocês Rectificado da Grande Loja Tradicional e Simbólica Opéra e anima a Loja de investigação Sagesse, bem conhecida nos meios maçónicos europeus. Há mais de trinta anos que se consagra ao estudo da função cavaleiresca na Maçonaria.

Rémi Boyer, autor especializado nas tradições iniciáticas e nas filosofias do despertar, publicou cerca de vinte obras que abordam a espiritualidade em francês, português e italiano, sobretudo.

Este livro, nascido da colaboração entre ambos, pretende responder a uma procura crescente de práticas por todos aqueles que encetam uma busca iniciática, espiritual, cavaleiresca, independentemente desta ser ou não de natureza maçónica.

«Poderá parecer espantoso associar-se no mesmo título o urso e o Cavaleiro como companheiros. O imaginário europeu abunda de combates iniciáticos entre um guerreiro e um urso, no final dos quais o homem ou, mais raramente, a mulher, vencedores do Rei dos animais, se tornam Cavaleiros. O nome de Artur, Rei fundador da Távola Redonda, sintetiza em si mesmo o laço secreto e sagrado que une o urso e o humano. O urso é o Rei dos animais. Ele tipifica, pois, a realeza, e esta associação marca e assinala a função real. A etimologia do nome Artur evoca o Rei-urso. As fontes possíveis da palavra referem-se à força, à potência, à ausência de medo, às qualidades do guerreiro que aspira à Cavalaria. Enquanto animal totémico em certas formas de xamanismo, veio a ornar também inúmeros brasões de Cavaleiros.»

Prefácio: Jorge de Matos
Ilustrações: Jean-Michel Nicollet
Capa: Henrique Gabriel

Co-Edição Zéfiro, Arcano Zero & CIREM
Edição Bilingue Português & Francês


Nº de Páginas: 198 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-117-1

DO MESMO AUTOR


POEIRAS DE ABSURDIDADE SAGRADA


O QUADRANTE DO DESPERTAR



O DISCURSO DE SINTRA


HINÁRIO À DEUSA


HINÁRIO AO REI ENCOBERTO


FADO, SAUDADE & MYSTERY

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


O SIMBOLISMO OCULTO DA FRANCO-MAÇONARIA
Oswald Wirth


A TERRA PROMETIDA - MAÇONARIA, KABBALAH, MARTINISMO & QUINTO IMPÉRIO
António Telmo



RITUAIS MAÇÓNICOS
- CELEBRAÇÕES E CICLOS HERMÉTICOS DA NATUREZA

Ir. Riebesthal


O BREVIÁRIO DO CAVALEIRO
Emmanuel-Yves Monin

© 2014, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais