NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

PVP: 15 €
Internet: 13,50 € (-10%)

CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE - ANTÓNIO TELMO

Vários Autores


“Um dos sinais do Quinto Império é que ainda há andorinhas.
O provérbio diz que uma andorinha não faz a Primavera. Mas eu acho que faz.
Enquanto houver um homem onde resida a espiritualidade há sempre um princípio do Quinto Império.”
António Telmo

Este terceiro volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante é o primeiro que se publica após a partida de António Telmo, que os imaginou, concebeu e fundou. Constitui por isso, na íntegra, um preito de homenagem ao autor da História Secreta de Portugal, nele se inserindo, bem a propósito, as actas do Colóquio “A Obra e o Pensamento de António Telmo”, realizado em 14 e 15 de Fevereiro de 2011, no Palácio da Independência, em Lisboa, por iniciativa do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, documento a que acrescem alguns testemunhos de amigos que, por uma ou outra razão, não puderam participar naquela comemoração, e duas entrevistas, uma das quais se encontrava por publicar, pelo filósofo concedidas na última década.

Por outro lado, nestas páginas o leitor poderá ainda encontrar dois escritos do autor de O Bateleur – um poema e um conto – nunca antes dados ao papel em letra de forma. E, o que talvez seja mais, uma série significativa de correspondência epistolar até agora mantida inédita, tendo o filósofo por destinatário. São missivas de Álvaro Ribeiro, José Marinho, Agostinho da Silva, Dalila Pereira da Costa e António Quadros, definindo um arco temporal que vai da publicação de Arte Poética, em 1963, à de Filosofia e Kabbalah, em 1990. Quase trinta anos de uma vida filosófica singular em que, a cada passo, são bem notórias a admiração e a amizade que mestres e condiscípulos lhe dedicam.


Autores: António Telmo, Pedro Martins, Renato Epifânio, Américo Rodrigues, Helena Estriga, António Braz Teixeira, Joaquim Domingues, Abel de Lacerda Botelho, Roque N. Brás de Oliveira, M. N. Vieira, Luís Paixão, António Carlos Carvalho, Cynthia Guimarães Taveira, Rui Lopo, António Quadros Ferro, Carlos Aurélio, António Cândido Franco, Rodrigo Sobral Cunha, Carlos Vargas, Manuel Ferreira Patrício, Pedro Sinde, Paulo Santos, Pedro Paquim Ribeiro, Maurícia Teles da Silva, J. Pinharanda Gomes, António Quadros, Avelino de Sousa, Elísio Gala, José Paulo Ribeiro Albuquerque, Helder Cortes, Eduardo Aroso, Isabel Xavier, Jesus Carlos, Álvaro Ribeiro, José Marinho, Agostinho da Silva, Dalila Pereira da Costa.

Índice Excerto
Nº de Páginas: 202 | Formato: 17 x 24 cm | ISBN: 978-989-677-080-8

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


REVISTA NOVA ÁGUIA - Nº 8 - 2º SEMESTRE 2011
O PENSAMENTO DA CULTURA DE LÍNGUA PORTUGUESA


A AVENTURA MAÇÓNICA - VIAGENS À VOLTA DE UM TAPETE
António Telmo


O SEGREDO DO GRÃO VASCO

Pedro Martins

© 2011, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais