TRISKEL | Paganismo e Magia

PVP: 16,90 €
Internet: 15,21 € (-10%)

DANÇANDO COM A MORTE

Gilberto de Lascariz


CARTAS E ENSAIOS ESOTÉRICOS SOBRE NECROSOFIA

Este livro contém um conjunto de textos que muitos leitores considerarão perturbantes segundo os cânones convencionais do exoterismo. Isso não é preocupante para mim. O que interessa é a Via Interior e essa não tem as fronteiras e os limites que os livros e os profetas, sobretudo cristãos, lhe atribuem. Ela segue a Serpens Imitatio, o passo críptico da Serpente e não o passo linear do Calvário.

O exoterismo para quem tem os olhos abertos é, na sua generalidade, um relicário cheio de entulho vistoso para não passarmos o rio e superarmos o fardo de nossa humanidade. O esoterismo stricto sensu é uma experimentação ontológica dos limites cognitivos e uma reversão dos condicionamentos morais e dogmáticos da religião e da moral instituída no intuito de abarcar uma realidade espiritual que sai fora dos muros designativos da transcendência e da imanência.

Gostaria que este livro fosse um Palácio Infernal onde as suas janelas estariam abertas sobre várias paisagens controversas da espiritualidade, desde o Voodoo à Bruxaria Tradicional, do Gnosticismo Ofita ao Situacionismo, tudo lugares onde se preserva a poética do cemitério, metáfora necropoliana de minha passagem durante a Grande Passagem que é o próprio Processo Iniciático. Este é o meu Monte Abiegno.

Edição Limitada


Gilberto de Lascariz nasceu em Caracas, Venezuela, vindo desde muito cedo a viver em Portugal. Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Lisboa, ao mesmo tempo que seguia Língua e Cultura Sânscrita na Universidade Nova de Lisboa. Desde muito cedo esteve envolvido em várias sociedades esotéricas de carácter rosacruciano e maçónico, tendo tomado votos na Tradição Nyngma-Pa do Budismo Tibetano. A sua envolvência com o Wicca Tradicional na Tradição Alexandriana a partir de 1982, associado ao seu envolvimento com a Antroposofia, despertou-o para a necessidade de desenvolver métodos meditativos e rituais que permitissem uma abordagem esotérica da Bruxaria Iniciática e Neo-Pagã em antítese à sua superficialização New Age. Em 1989 criou em Portugal o Coventículo TerraSerpente de Wicca Alexandriana e lançou a Confraria Sol-Negro, uma organização artística dedicada à renovação estética das artes sob o ponto de vista do esoterismo neo-pagão, na sua acepção evoliana. As suas palestras nas “Conferências do Inferno”, realizadas nos anos 80/90 no Porto, alertaram-no para a necessidade de registar em livro o seu pensamento esotérico e neo-pagão. Publicou os livros Mãe Canibal, O Culto da Bruxaria no Artista e Escritor Austin Osman Spare e traduziu e prefaciou o livro de Ronald Huton, Os Xamãs da Sibéria. Em 1999 criou o Projecto Karnayna, uma organização que visava fornecer instrução esotérica na perspectiva do Neo-Paganismo sendo o primeiro autor a fazer workshops de Wicca em Portugal, tal como é hoje praticado por Janet Farrar e Vivianne Crowley. O magazine francês de cultura gótica Elegy Ibérica considerou-o em 2006 como sendo a figura mais importante do pensamento esotérico neo-pagão em Portugal. Na Zéfiro, publicou as obras Ritos e Mistérios Secretos do Wicca, Deuses e Rituais Iniciáticos da Antiga Lusitânia e Quando o Xamã Voava. É também autor do posfácio de O Chamado dos Velhos Deuses, de Nigel Jackson, e faz parte da direcção editorial de Mandrágora - O Almanaque Pagão, tendo coordenado a edição de 2009, sob o tema "Usos e Costumes Mágicos da Lusitânia" - e de 2014 - "O Caminho Mágico do Wicca".

Nº de Páginas: 194 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-114-0

DO MESMO AUTOR


DEUSES E RITUAIS INICIÁTICOS DA ANTIGA LUSITÂNIA


RITOS E MISTÉRIOS SECRETOS DO WICCA


O CHAMADO DOS VELHOS DEUSES
Autor do Posfácio


MANDRÁGORA - O ALMANAQUE PAGÃO - 2009
USOS E COSTUMES MÁGICOS DA LUSITÂNIA

(Coordenador)


QUANDO O XAMÃ VOAVA



MANDRÁGORA - O ALMANAQUE PAGÃO - 2014
O CAMINHO MÁGICO DO WICCA
(Coordenador)


SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


AS MÁSCARAS DA GRANDE DEUSA
Cristina Aguiar


AGULHAS DE PEDRA - A ACUPUNCTURA DA TERRA
Tom Graves



O ORÁCULO ANIMAL DOS DRUIDAS
Philip & Stephanie Carr-Gomm


OS DRUIDAS E OS DEUSES CELTAS SOB FORMA DE ANIMAIS
Henri d'Arbois de Jubainville

© 2014, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais