NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

HARMONIAS E DISSONÂNCIAS

Coord.: Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira, Renato Epifânio


ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE ANTÓNIO JOSÉ DE BRITO

Quem haja seguido com compreensiva e valorativa atenção o percurso da reflexão filosófica portuguesa no último quarto do século XX, não poderá ter deixado de reconhecer o destacado lugar que nele ocupa a obra de António José de Brito, Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pelo exigente rigor, coerência sistemática e originalidade do seu pensamento de cariz dialéctico, desenvolvido a partir da noção principial de Insuperável, bem como a inteligência e penetração hermenêuticas que sempre revelam os seus estudos e ensaios sobre diversos filósofos portugueses.

O presente Volume reúne não só os textos das comunicações no Colóquio de Homenagem ao ilustre filósofo e mestre portuense, como contém outros textos sobre o seu pensamento, de individualidades que, embora impossibilitadas de nele participar, quiseram associar-se a esta homenagem, como igualmente, na Tábula Gratulatória, uma série de outros nomes que a esta homenagem se quiseram igualmente associar.


Autores: Adélio Melo, Miguel Real, Samuel Dimas, Carlos H. do C. Silva, Manuel Cândido Pimentel, Amílcar Mesquita, Ana Paula Loureiro de Sousa, António Braz Teixeira, António Santos Carvalho, Carlos Leone, Maria Celeste Natário, Renato Epifânio

Índice Excerto
Nº de Páginas: 218 | Formato: 16 x 23 cm | ISBN: 978-972-8958-74-9

© 2009, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais