NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

PVP: 15,90 €
Internet: 14,31 € (-10%)

NOVA ÁGUIA - REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI
Nº 16 - 2º SEMESTRE 2015

Direcção: Renato Epifânio, Miguel Real e Luísa Janeirinho


QUEM TEM MEDO DA FILOSOFIA LUSÓFONA?
nos 100 anos do falecimento de Sampaio Bruno

ainda sobre Orpheu, Pessoa e suas phiguras
entrevista a Eduardo Lourenço | ensaio inédito de José Enes

Em 2015 assinalam-se os 100 anos do falecimento de Sampaio Bruno e, naturalmente, a Nova Águia, ao contrário da generalidade das revistas culturais, que insistem em ignorar o que mais importa, dá o devido destaque a essa que foi, sem dúvida, uma das figuras mais marcantes da Filosofia Lusófona, coligindo cerca de uma dezena de ensaios, que abordam as mais relevantes facetas da sua vida e obra.

No ano em que igualmente se assinala o centenário d’Orpheu, que teve o devido destaque no número anterior, publicamos ainda, neste número, mais de meia dúzia de textos – começando pela Conferência de Eduardo Lourenço proferida no Encerramento do Congresso 100 – Orpheu, que decorreu no primeiro semestre deste ano, em Portugal e no Brasil.

De forma mais breve, mas nem por isso menos significativa, evocamos igualmente neste número mais de uma dezena de figuras relevantes da cultura lusófona. Finalmente, em “Extravoo” publicamos uma extensa entrevista a Eduardo Lourenço, conduzida por Luís de Barreiros Tavares, e um ensaio inédito de José Enes. Em suma, mais um grande número da Nova Águia, a anteceder um outro decerto não menor, onde começaremos por reflectir sobre “A importância das Diásporas para a Lusofonia”.

 

Ensaio & Poesia
Temas & Autores

«a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português. Em tempos de globalização, esta qualidade – a de evidenciar o pensamento nacional – deve ser exaltada.»

A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Carneiro, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

A Nova Águia pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado aos nossos tempos, ao século XXI, como se pode ler no nosso Manifesto. Inspirando-se na visão de Portugal e do Mundo de Teixeira de Pascoaes, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, a Nova Águia assume-se como um órgão plural.

Blogue da Nova Águia: www.novaaguia.blogspot.com


Colaboradores 16º Número:
Abel Lacerda Botelho, Adriano Moreira, Alexandre Gabriel, António Blanco, António Braz Teixeira, António Cândido Franco, António José Borges, António José Queiroz, Arnaldo França, Artur Manso, Carlos Carranca, Carlos H. do C. Silva, Cecília Barreira, Christian Crotti, Corsino Fortes, Délio Vargas, Delmar Domingos de Carvalho, Eduardo Ferraz da Rosa, Eduardo Lourenço, Ernesto Castro Leal, Haylane Rodrigues, Henrique Gabriel, Isabel Cristina Pires, Jaime Otelo, João Bigotte Chorão, Joaquim Carvalho, Joaquim Domingues, Joaquim Pinto, José Almeida, José Bettencourt da Câmara, José Lança-Coelho, José Rodrigues, José Valle de Figueiredo, Luís Lóia, Luís Tavares, Luísa Janeirinho, Manoel Tavares Rodrigues-Leal, Manuel Cândido Pimentel, Manuel Ferreira Patrício, Manuel Rezende, Maria Helena Nery Garcez, Maria Luísa de Castro Soares, Maria Luísa Francisco, Miguel Real, Paula Oleiro, Pedro Vistas, Pinharanda Gomes, Renato Epifânio, Richard Zenith, Samuel Dimas, Sofia Vaz Ribeiro, Susana Bravo, William Rougle, Ziro Roriz.

Nº de Páginas: 278 | Formato: 17 x 24 cm | ISSN: 1647-2802

NÚMEROS ANTERIORES


Nº 1 - 1º SEMESTRE 2008
A IDEIA DE PÁTRIA



Nº 2 - 2º SEMESTRE 2008
ANTÓNIO VIEIRA


Nº 3 - 1º SEMESTRE 2009
AGOSTINHO DA SILVA


Nº 4 - 2º SEMESTRE 2009
TEIXEIRA DE PASCOAES


Nº 5 - 1º SEMESTRE 2010
OS 100 ANOS D'A ÁGUIA


Nº 6 - 2º SEMESTRE 2010
A REPÚBLICA: 100 ANOS DEPOIS


Nº 7 - 1º SEMESTRE 2011
FERNANDO PESSOA


Nº 8 - 2º SEMESTRE 2011
O PENSAMENTO DA CULTURA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Nº 9 - 1º SEMESTRE 2012
COMO SERÁ PORTUGAL DAQUI A 100 ANOS?


Nº 10 - 2º SEMESTRE 2012
LEONARDO COIMBRA


Nº 11 - 1º SEMESTRE 2013
O MAR E A LUSOFONIA


Nº 12 - 2º SEMESTRE 2013
ANTÓNIO QUADROS


Nº 13 - 1º SEMESTRE 2014
O BALANÇO DE ABRIL


Nº 14 - 2º SEMESTRE 2014
MENSAGEM


Nº 15 - 1º SEMESTRE 2015
ORPHEU

© 2015, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais