VENTOS DA HISTÓRIA | História

PVP: 29,50 €
Internet: 26,55 € (-10%)

PORTO - PONTO DE ENCONTRO DE HISTÓRIA, ARTE E RELIGIÃO
Parte I - A Penaventosa

Ernesto Vaz Ribeiro


UMA PONTE ENTRE O PRESENTE E O PASSADO DO PORTO
Conheça a sua História, Arte e Religião

Uma obra que aborda a íntima relação que existe entre a história da cidade do Porto e a história de Portugal, tomando como base os inúmeros pontos de contacto entre ambas.

Sendo o resultado de um amplo trabalho de investigação transdisciplinar, este livro apresenta ao leitor um amplo contributo para melhor conhecer a cidade do Porto nas suas mais diversas expressões.

Uma obra ricamente ilustrada que retrata a evolução ao longo dos séculos de uma cidade que é Património da Humanidade

Inclui:
• História da região portuense desde a pré-história até à actualidade
• O seu património arquitectónico, artístico e cultural do embrião da cidade, a Penaventosa
• As suas igrejas, cultos e tradições
• Mais de 150 curtas biografias de figuras que marcaram a história da cidade e do país


Ernesto Martins Vaz Ribeiro nasceu em Fevereiro de 1949 no Porto, tendo vivido de forma marcante a década de 1960, época em que as grandes modificações sociais o lançaram no estudo da compreensão do pensamento do Homem ao longo dos tempos, tendo um particular interesse pela Era Medieval. Entende a História como o alfa e ómega da cultura, pois se o Homem a conhecesse e interpretasse, jamais cometeria os erros que são repetidos diariamente. Diplomou-se em Engenharia, tendo de seguida sido Assistente na Universidade de Coimbra e do Minho durante seis anos, optando depois por seguir uma carreira industrial que lhe permitiu a vivência e compreensão da vida prática a que chama “o lado humano da ciência”. Está ligado há trinta anos à gestão Industrial, fazendo da Formação um mister que o realiza e mantém actualizado. Diz que comunicar com alunos e ouvir as suas questões é fundamentalmente um modo de nos apercebermos da eficácia da nossa acção enquanto formadores, bem como a dos conhecimentos que passamos, mensagem que recomenda vivamente à classe política. Autor de inúmeros documentos ligados à Formação na Indústria, esta é a sua primeira obra de carácter histórico, a sua grande paixão de há muitos anos, cujo principal objectivo é dar a conhecer a cidade do Porto com as particularidades que a vêm caracterizando ao longo dos séculos.
Índice Excerto
Nº de Páginas: 480 | Formato: 16 x 23 cm | Capa: Semi-rígida | ISBN: 978-989-677-044-0

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS



AS ORDENAÇÕES AFONSINAS
José Domingues



HOMENS, ESPADAS E TOMATES
Rainer Daehnhardt


O IMPÉRIO CELTA
Peter Berresford Ellis

© 2010, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais