NOVA ÁGUIA | Filosofia & Cultura Lusófona

PVP: 15,90 €
Internet: 14,31 € (-10%)

TEORIA NOVA DA SAUDADE

Pedro Martins


UMA VISÃO REVOLUCIONÁRIA DA OBRA DE TEIXEIRA DE PASCOAES, UM DOS MAIORES POETAS PORTUGUESES DE TODOS OS TEMPOS, PELA TRANSFIGURAÇÃO MARRANA DA SAUDADE EM KABBALAH E MAÇONARIA...

«Um livro é novo e é grande quando amplia de um modo radicalmente diferente o tema em estudo. Dito de outro modo, quando abre um rasgão no conhecimento possuído e cristalizado sobre o tema em apreço, revolucionando-o. São livros, mais do que destinados ao leitor individual, destinados à história do pensamento, fazendo acrescer uma nova dobra no horizonte da historiografia cultural. É este o estatuto de Teoria Nova da Saudade, de Pedro Martins.»

Miguel Real
in Prefácio

«Pedro Martins é um punho seguro, que domina qualquer solavanco, mostrando-se capaz de pôr mão no boleio da frase, organizando-a como um contínuo vivo e ondulante, em que as palavras justas surgem nos lugares certos. O resultado é uma construção sólida, revelando uma mestria e uma finura admiráveis, que mereciam aqui uma nota explicativa. Convenço-me porém que o leitor deste livro sabe do que falo, tão evidente e tão luminoso é o seu opulento edifício discursivo.»

António Cândido Franco
in Posfácio


Pedro Martins nasceu em Lisboa em 22 de Janeiro de 1971, dia de São Vicente. Jurista e advogado, licenciou-se em 1993, pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduou-se em Sociologia do Sagrado e do Pensamento Religioso, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Vive há muito em Sesimbra. Aqui ou em Estremoz, conviveu uma década bem contada com António Telmo, de cuja amizade colheu largos benefícios. No último lustro, vem desenvolvendo uma hermenêutica do pensamento paraclético na cultura portuguesa, que percorre a poesia (O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa, Pena Perfeita, 2007), a história e a filosofia (O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro, Serra d’Ossa, 2008) e a pintura (O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante, Zéfiro, 2011). Agora, com esta sua Teoria Nova da Saudade, retoma e aprofunda o trilho encetado com o livro de estreia, numa interpretação audaz que desenvolve o pensamento paraclético, cabalístico e maçónico de Pascoaes e de Telmo. Colaborador regular da revista Nova Águia, Pedro Martins coordena, com Renato Epifânio, os Cadernos de Filosofia Extravagante e integra a equipa de investigadores do projecto “Redenção e Escatologia no Pensamento Português”, da Universidade Católica Portuguesa, onde irá colaborar com artigos sobre Grão Vasco, Jaime Cortesão e António Telmo, bem como o corpo docente do curso “O Movimento da Renascença Portuguesa (1912-1932)”, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. É vice-Presidente da Direcção do Círculo António Telmo e vice-Presidente do Conselho Fiscal do MIL – Movimento Internacional Lusófono.

Nº de Páginas: 190 | Formato: 15,30 x 23 cm | ISBN: 978-989-677-105-8

DO MESMO AUTOR


O SEGREDO DO GRÃO VASCO
Pedro Martins

SE GOSTOU DESTE LIVRO, TAMBÉM RECOMENDAMOS


CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE
- ANTÓNIO TELMO

Vários Autores



CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE
- INTERIORES

Vários Autores



A AVENTURA MAÇÓNICA
- VIAGENS À VOLTA DE UM TAPETE

António Telmo


CONGEMINAÇÕES DE
UM NEOPITAGÓRICO

António Telmo


ACTAS DO IV COLÓQUIO LUSO-GALAICO SOBRE A SAUDADE
Coord.:. António Braz Teixeira, Arnaldo Pinho,
Maria Celeste Natário e Renato Epifânio


ACTAS DO III COLÓQUIO LUSO-GALAICO SOBRE A SAUDADE
Coord.: Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira,
Afonso Rocha, Renato Epifânio


Nº 4 - 2º SEM. 2009 - PASCOAES, PORTUGAL E A EUROPA
Dir.: Paulo Borges, Celeste Natário
e Renato Epifânio


TEIXEIRA DE PASCOAES
- SAUDADE, FÍSICA E METAFÍSICA

Maria Celeste Natário

© 2013, Zéfiro - Edições e Actividades Culturais