USOS E CERIMÓNIAS DA NOSSA ORDEM DE CRISTO
José Medeiros


Arquivos da Cavalaria
17 x 24 cm - 208 págs.
 

Índice

Excerto

P.V.P.

Encomendas Internet
(10% desconto)

18,07 €

16,27 €

Regressar à página inicial

Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo é um documento inédito sobre a Ordem de Cristo – que revela com grande detalhe o dia-a-dia dos freires desta Ordem – que é pela primeira vez publicado, desde a sua edição original em 1741.

 


Para além da transcrição do manuscrito, esta obra contém uma breve história da Ordem de Cristo, a sua cronologia pormenorizada, um glossário, bem como um estudo dos Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo, da autoria de José Medeiros.

 

A leitura desta obra permite-nos imaginar, com o máximo rigor, a vivência diária dos freires de Cristo, no Convento de Tomar, depois da reforma ordenada por D. João III, e que se deve ter mantido sem grandes alterações até à extinção das ordens monásticas em Portugal, ordenada por D. Pedro IV em 1834.

 

 

José Medeiros nasceu em Mafra em 1941, tendo dedicado grande parte da sua vida ao artesanato português. É um reconhecido investigador de Cabala e Quirologia, e desde muito cedo se interessou pelo Tarot, Astrologia e, mais recentemente, pela Espagíria Vegetal e Mineral, tendo publicado diversas obras sobre estas temáticas. Dedica-se igualmente à pesquisa dos elementos esotéricos nos monumentos portugueses. A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo são dois dos seus ramos de investigação histórica, tendo-se debruçado sobre os mesmos em várias obras das quais é autor. Na Zéfiro, é co-autor de O Perdão dos Templários, tendo igualmente publicado um estudo sobre A Regra Secreta dos Templários.