Zéfiro | A Antiga Franco-Maçonaria
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
A Antiga Franco-Maçonaria
34,90 €
  • ISBN: 9788573746761
  • Stock: Indisponível
  • Editora: Madras


Sobre o Livro

Nesta obra, Robert Ambelain discorre acerca dos Ritos de Memphis e Misraïm, fazendo uma exposição corajosa dos mistérios que sempre estiveram presentes na Franco-Maçonaria, particularmente em sua vertente mais esotérica, que é a Maçonaria Egípcia, removendo os véus que, até hoje, encobriram suas cerimônias e seus rituais, os quais o autor tem a audácia de desvendar na íntegra, sem cortes ou omissões.

O Rito de Memphis surgiu em Montauban, sob a direção de Samuel Honis e de Marconi de Nègre, em 1815. O Rito de Misraïm apareceu pela primeira vez em Veneza, em 1788; sua filiação vinha de Cagliostro, que lhe confiara os graus inferiores da Grande Loja da Inglaterra e os altos graus da Maçonaria Templária alemã.

No século XIX, Memphis e Misraïm foram as duas Obediências em que se recrutaram os Carbonari. Eles tiveram muitas Lojas na França e contaram, entre seus dignitários, com pessoas ilustres, como o duque Decazes e o conde Muraire, grande comandante do Rito Escocês.

Até 1881, os ritos de Memphis e Misraïm caminharam paralelamente. Aos poucos, esses ritos começam a juntar maçons do Grande Oriente da França e do Rito Escocês Antigo e Aceito, que se interessam pelos estudos acerca do esoterismo da Simbólica Maçônica, da Gnose, da Cabala, ou seja, do Hermetismo e do Ocultismo. Em 1881, surge, então, o Rito de Memphis-Misraïm, resultado da fusão operada por Garibaldi, seu primeiro Grão-Mestre Geral.

A Antiga Franco-Maçonaria é uma obra de interesse aos buscadores da Verdade.


Biografia

Robert Ambelain nasceu no dia 2 de setembro de 1907, na cidade de Paris. No mundo profano, foi historiador, membro da Academia Nacional de História e da Associação dos Escritores de Língua Francesa.

Foi iniciado nos Augustos Mistérios da Maçonaria em 26 de março (o Dictionnaire des Franc-Maçons Français, de Michel Gaudart de Soulages e de Hubert Lamant, não diz o ano da iniciação, apenas o dia e o mês), na Loja La Jérusalem des Vallés Égyptiennes, do Rito de Memphis-Misraïm.

Em 24 de junho de 1941, Robert Ambelain foi elevado ao Grau de Companheiro e, em seguida, exaltado ao de Mestre.

Logo depois, com outros maçons pertencentes à Resistência, funda a Loja Alexandria do Egito e o Capítulo respectivo. Para que pudesse manter a Maçonaria trabalhando durante a Ocupação, Robert Ambelain recebeu todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, até o 33º, todos os graus do Rito Escocês Retificado, incluindo o de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa e o de Professo, todos os graus do Rito de Memphis-Misraïm e todos os graus do Rito Sueco, incluindo o de Cavaleiro do Templo.

Robert Ambelain foi, também, Grão-Mestre ad vitam para a França e Grão-Mestre substituto mundial do Rito de Memphis-Misraïm, entre os anos de 1942 e 1944. Em 1962, foi alçado ao Grão-Mestrado mundial do Rito de Memphis-Misraïm. Em 1985, foi promovido a Grão-Mestre Mundial de Honra do Rito de Memphis-Misraïm.

Foi agraciado, ainda, com os títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre da França — do Rito Escocês Primitivo e Companheiro ymagier do Tour de France — da Union Compagnonnique dês Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.


Detalhes

Título: A Antiga Franco-Maçonaria
Autor: Robert Ambelain
Editora: Madras
Nº de Páginas: 224
Língua: Português
ISBN: 9788573746761
Ano de Edição: 2004
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 16 x 23 x 1,2 cm
Peso: 336 g

Categorias:

Esoterismo
Esoterismo > Tradições Ocidentais
Esoterismo > Tradições Ocidentais > Maçonaria
• Os nossos Autores > Madras > Robert Ambelain


Opinião dos Leitores