Zéfiro | A Literatura de Agostinho da Silva
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
A Literatura de Agostinho da Silva

14.31 € 15.90 €

ESSA ALEGRE INQUIETAÇÃO
de Risoleta C. Pinto Pedro



Sobre o Livro

Alguns dos textos deste livro estão dispersamente publicados em jornais, páginas, blogues, revistas, edições de actas. Aqui aparecem num todo, e o que os une é o seu inspirador, Agostinho da Silva, principalmente a obra literária.

A maioria deles serão ensaios no sentido em que algo neles é ensaiado, algo de não definitivo. Se fossem desenhos, seriam esboços. A palavra estudos parece quase perfeita. A designação de crónicas não se aplica totalmente a estes não ensaios, que têm, contudo, em comum com as crónicas, o prazer e a liberdade com que foram escritos.

O que importa é a leitura, o estudo, o gosto, o aprofundamento, a reflexão, a partilha da poética de Agostinho.

«o fascínio – por Agostinho, que de ninguém mais se trata – vislumbra-se em cada linha, em cada página, nas palavras de que afloram o talento pedagógico e a vastidão do conhecimento da obra agostiniana que em Risoleta Pinto Pedro se reconhece.»

Helena Briosa e Mota
In Prefácio

«O seu pensamento [de Agostinho] é organizado na escrita em jogos silogísticos de nível avançado a desafiar reflexão e acção emergindo da fonte fresca e viva. Corrente como o sopro, a respiração, a música, a presença divina. É uma literatura sacerdócio, entrega.»

Risoleta C. Pinto Pedro


Biografia

Risoleta C. Pinto Pedro é escritora nas áreas do romance, novela, conto, poesia, teatro, crónica periodística e radiofónica (Antena 2), ensaio, cantata, ópera, musical, canção, dança, conto infantil e BD, tendo-lhe sido atribuídos prémios literários a: A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro e O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL. Duas vezes premiada na poesia pela Sociedade de Língua Portuguesa. ​Perto de vinte ​obras publicadas em várias editoras, sem contar as parcerias, revistas, catálogos, manuais e colectâneas. Foi professora de literatura em várias escolas, nomeadamente a ​Secundária Artística António Arroio.

Publicou recentemente, sob a chancela da Zéfiro, “A Literatura de Agostinho ​da Silva​, Essa Alegre Inquietação” e “António Telmo – Literatura e Iniciação, Esboços para uma Cartografia sobre Pedra Cúbica”. Faz parte do Projecto António Telmo​.​ Vida e Obra (PAT.VO), sobre cuja obra tem escrito, assim como tem feito conferências sobre Fernando Pessoa, Agostinho da Silva, António Telmo e outros escritores, personalidades e temas.


Detalhes

Título: A Literatura de Agostinho da Silva
Subtítulo: Essa Alegre Inquietação
Autor: Risoleta C. Pinto Pedro
Prefácio: Helena Briosa e Mota
Editora: Zéfiro
Colecção: Nova Águia
Nº de Páginas: 218
Língua: Português
ISBN: 9789896771416
Ano de Edição: 2016
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 16 x 23 x 1,1 cm
Peso: 354 g

Categorias:

Filosofia
Filosofia > Filosofia Portuguesa
Filosofia > Filosofia Portuguesa > Nova Águia
Filosofia > Filosofia Portuguesa > Agostinho da Silva
Outros
Outros > Literatura
• Os nossos Autores > Zéfiro > Risoleta C. Pinto Pedro
• As nossas Colecções > Zéfiro > Nova Águia


Opinião dos Leitores