Zéfiro | Mito e Música em Wagner e Nietzsche
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
Mito e Música em Wagner e Nietzsche

15,12 € 18,90 €

  • ISBN: 9788537001790
  • Categoria: Arte
  • Stock: Disponível
  • Editora: Madras


Sobre o Livro

Em Mito e Música em Wagner e Nietzsche, o autor baseou-se no trabalho desses dois grandes nomes do século XIX para, por meio do diálogo entre suas obras, relacionar o mito e a música.

A visão que eles tinham da música sintetiza o pensamento de uma época, segundo o qual a música seria capaz de educar e formar um novo homem, como acreditava Wagner, e a vida sem música seria simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio, como afirmava Nietzsche.

As idéias de ambos solidificaram o vínculo entre mitologia e música, agindo de forma harmônica, assim como um maestro regendo sua orquestra. Embora essa sintonia não tenha perdurado para sempre, Nietzsche nunca negou a importância de Wagner em sua vida, afirmando certa vez: “A amizade de Wagner foi a única felicidade real que conheci”.

No entanto, o autor não se limitou somente a esses dois idealistas, enriquecendo o livro com citações de outras personalidades que compartilhavam da mesma idéia desenvolvida por Wagner e Nietzsche, oferecendo ao leitor um conjunto de informações sobre Arte, Música, Literatura, Filosofia e Mitologia.


Biografia

Luiz Claudio Moniz de Aragão Telles nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ, com especialização em Filosofia Contemporânea pela mesma instituição, e graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade Santa Úrsula. É pesquisador de mitos universais, como os greco-romanos e nórdicos, entre outros, e também músico (contrabaixista).

Escreveu a obra Mitologia e Esoterismo, um Casamento Perfeito.

“Atualmente é professor e pesquisador do NEA (Núcleo de Estudos da Antigüidade), órgão vinculado ao departamento de História da UERJ”.

Mito e Música em Wagner e Nietzsche foi desenvolvido a partir da dissertação de Mestrado do autor, defendida em 2005, cujo conteúdo é tão enriquecedor que ele decidiu por publicá-lo.

“A dissertação pretende assim demonstrar que mito, palavra e música, reconhecendo e considerando, porém, a crença de Nietzsche na anterioridade desta última, surgiram simultaneamente e, portanto, pelo fato de serem feitos do mesmo material e estarem uns nos outros, podem ser reunidos naturalmente por meio da arte.”

A originalidade da presente obra está relacionada com o ponto de vista do autor sobre a correspondência existente entre mito, música e palavra, fazendo-nos compreender que há mais relações entre as coisas a nossa volta do que concebemos normalmente e que nem sempre desmembrá-las, a fim de buscar seus significados, é o melhor caminho.

Para transcender o entendimento é necessário, muitas vezes, verificar seus pontos em comum.


Detalhes

Título: Mito e Música em Wagner e Nietzsche
Autor: Luiz Claudio Moniz de Aragão Telles
Editora: Madras
Nº de Páginas: 208
Língua: Português
ISBN: 9788537001790
Ano de Edição: 2007
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 16 x 23 x 1,1 cm
Peso: 312 g

Categorias:

Outros
Outros > Literatura
Outros > Outras Categorias
Outros > Outras Categorias > Arte
Outros > Outras Categorias > Música
Filosofia
Esoterismo
Esoterismo > Ocultismo
Esoterismo > Ocultismo > Mitologia
• Os nossos Autores > Madras > Luiz Claudio Moniz de Aragão Telles


Opinião dos Leitores