Zéfiro | O Livro Completo dos Heróis, Mitos e Lendas
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
O Livro Completo dos Heróis, Mitos e Lendas

15,92 € 19,90 €

  • ISBN: 9788573747171
  • Categoria: Madras
  • Stock: Disponível
  • Editora: Madras


Sobre o Livro

Nos dicionários, a definição de mito vem como a de uma narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos; já para muitos historiadores, os mitos são transformações lendárias de fatos que foram narrados uma geração após a outra; os lingüistas dizem que as narrativas míticas teriam origem em locuções deformadas; os sociólogos acreditam que o mito seria a expressão de um meio primitivo em que o líder é alçado à condição divina; e, finalmente, para a psicologia analítica de Carl Gustav Jung, representam as manifestações multifacetadas do Self, o Eu Sou de cada um de nós.

Desta forma, todos tentam definir o que é mito, mas, de acordo com o mundo antigo, as divindades mitológicas eram aquelas que detinham o destino dos homens nas mãos, dirigindo o mundo e conduzindo todas as ações terrenas. Por esse motivo, eram veneradas sob a forma de seres humanos, animais e por meio dos astros — fato que contribuiu para que suas histórias chegassem até os dias atuais, virando objeto de estudo nos mais ecléticos meios acadêmicos.

Dada a importância do assunto, o objetivo deste O Livro Completo dos Heróis, Mitos e Lendas é introduzir o leitor nesse fantástico mundo de deuses e heróis, trazendo, de A a Z, todas as informações acerca dessas divindades: suas origens, simbologias, transformações e relações com os homens.

Que esta obra o ajude a responder todas as suas dúvidas e contribua com o seu enriquecimento cultural e intelectual.


Biografia

Qual é a diferença entre mito, fábula e lenda?

A fábula consiste em uma narração de fundo moral, normalmente em versos, cujos protagonistas são animais dotados de qualidades humanas — como “A cigarra e a formiga”. A lenda é uma narrativa popular, sempre inspirada em fatos históricos, cujo herói reflete os anseios de um grupo ou de um povo — um exemplo seria a lenda de “Robin Wood”. Já o mito seria um tipo de lenda, só que com os personagens divinizados — o mito de Apolo, por exemplo.

Na Antiguidade, a consciência da fragilidade do homem ante o poder da Natureza resultou na criação de entidades maiores para cada fenômeno do Universo. Assim, o homem criou o deus da chuva, que o ajudava nas plantações, o deus do Sol, que iluminava o dia, o deus das florestas, o deus dos rios; tudo isso na tentativa de controlar os fenômenos adversos que muitas vezes o aplacava.

Esses deuses eram venerados mediante rituais e recebiam diversas orações e sacrifícios. Egípcios, assírios, gregos, romanos; a maioria das civilizações antigas teve seus próprios deuses, que recebiam nomes e até formas de animais ou do próprio homem. A mitologia grega, também adotada por Roma, mudando-se apenas os nomes dos deuses, é uma das mais conhecidas no mundo até hoje. Quem nunca ouviu falar em Zeus, Afrodite, Dioniso, Palas Atena?

Como muitas pessoas só “ouviram falar” desses mitos, a Madras Editora resolveu contar a história desses deuses, e de muitos outros, por meio de O Livro Completo dos Heróis,
Mitos e Lendas. Com ele, as fábulas, os mitos e as lendas dos deuses e heróis da Antiguidade vão ficar mais claros e mais interessantes, contribuindo com o seu enriquecimento cultural e intelectual.


Detalhes

Título: O Livro Completo dos Heróis, Mitos e Lendas
Autores: Cláudio Roque Buono Ferreira, Márcio Pugliesi, Marcos Torrigo, Wagner Veneziani Costa
Editora: Madras
Nº de Páginas: 272
Língua: Português
ISBN: 9788573747171
Ano de Edição: 2004
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 16 x 23 x 1,9 cm
Peso: 404 g

Categorias:

Esoterismo
Esoterismo > Ocultismo
Esoterismo > Ocultismo > Mitologia
Outros
Outros > Literatura
Outros > Literatura > Mitos & Lendas
História
História > Antiguidade
• Os nossos Autores > Madras > Cláudio Roque Buono Ferreira
• Os nossos Autores > Madras > Márcio Pugliesi
• Os nossos Autores > Madras > Marcos Torrigo
• Os nossos Autores > Madras > Wagner Veneziani Costa


Opinião dos Leitores