Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
O Perdão dos Templários

18.08 € 20.09 €

Partilhar:


Sobre o Livro

A ABSOLVIÇÃO SECRETA DOS TEMPLÁRIOS DESCOBERTA NA BIBLIOTECA DO VATICANO

Inclui reprodução a cores do Pergaminho de Chinon.

«Perdoados, absolvidos em Chinon; depois acusados, contraditórios, afirmando e negando, de nada lhes valeu, pelo menos em termos de justiça terrestre, a absolvição de Chinon.»

Pinharanda Gomes

«Salvo a honra e o respeito que devo ao soberano pontífice e aos cardeais que atestam as confissões do (grão) mestre, eu não posso crer que ele tenha confessado os crimes de que a Ordem é falsamente acusada.»

Padre Barthélemy de La Tour

Este livro toma como ponto de partida o Pergaminho de Chinon, um manuscrito encontrado na Biblioteca Secreta do Vaticano em 2002, que indicia um "perdão secreto" dado aos templários pela Igreja, em 1308 – um ano após a perseguição feita aos cavaleiros. O manuscrito foi traduzido por especialistas directamente a partir do documento original, em latim medieval. A sua tradução, bem como a transcrição, são publicadas pela primeira vez na língua portuguesa.

Para além da investigação sobre o referido pergaminho, este livro contém diversas revelações, nunca antes publicadas a nível mundial, sobre a Ordem do Templo, bem como outros artigos sobre a história da Ordem desde os seus primórdios, à sua continuação em Portugal como a Ordem de Cristo, até às sobrevivências actuais do espírito templário.

Uma obra inovadora e de referência que irá, sem dúvida, ajudar a abrir novas portas para o estudo do Templo.


Biografia

Eduardo Amarante | Nasceu no Porto em 1953. Seguiu estudos de Direito na Universidade de Lyon, mas foi no domínio da Filosofia e da Antropologia religiosa que se especializou. É autor de dezenas de livros e de artigos cuja temática versa sobre a História em geral, a simbologia e os cultos e tradições de Portugal. O seu objectivo é trazer ao conhecimento público as motivações profundas e essenciais que caracterizam o modus vivendi do povo português. Dentro deste âmbito, desde o ano de 1979 (data em que fundou a Nova Acrópole em Portugal) proferiu mais de duas centenas de conferências, palestras e lançamentos editoriais, vários colóquios e seminários. Foi Director, durante dezoito anos, simultaneamente da associação Nova Acrópole e da Revista do mesmo nome e, anos mais tarde, fundou e dirigiu as Edições Nova Acrópole. Durante este período de tempo leccionou cursos nas áreas de Filosofia do Oriente e do Ocidente, Psicologia, Simbologia, Antropologia, Oratória e Relações Humanas; igualmente dirigiu e orientou várias actividades como passeios e visitas culturais, bem como rallys megalíticos pelo país; jantares‑tertúlia com convidados; representação de peças de teatro clássico; grupos de voluntários para limpeza de monumentos nacionais como meio de preservação do património, etc. Demitiu-se de todos os cargos e funções em 1997, ano em que fundou as Publicações Quipu, tendo sido director das mesmas até 2004. Na Zéfiro publicou Templários – De Milícia Cristã a Sociedade Secreta e foi co‑autor de O Perdão dos Templários, Apolónio de Tiana – O Taumaturgo Contemporâneo de Jesus, Portugal – A Missão Que Falta Cumprir e Mitos e Lugares Mágicos de Portugal.

José Medeiros | Nasceu em Mafra em 1941, tendo dedicado grande parte da sua vida ao artesanato português. É um reconhecido investigador de Cabala e Quirologia, e desde muito cedo se interessou pelo Tarot, Astrologia e, mais recentemente, pela Espagíria Vegetal e Mineral, tendo publicado diversas obras sobre estas temáticas. Dedica-se igualmente à pesquisa dos elementos esotéricos nos monumentos portugueses. A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo são dois dos seus ramos de investigação histórica, tendo-se debruçado sobre os mesmos em várias obras das quais é autor. Na Zéfiro, é co-autor de O Perdão dos Templários, tendo igualmente publicado um estudo sobre A Regra Secreta dos Templários e outro sobre os Usos e Cerimónias da Nossa Ordem de Cristo.

Alexandre Gabriel | Licenciou-se em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem feito parte de vários projectos musicais dentro da temática medieval e celta, dos quais se destacam o grupo Strella do Dia (nascido em 2000) e os Avalon Ensemble (nascidos em 2003) – tendo participado na génese de ambos –, dedicando-se em particular à harpa céltica e à composição. Foi um dos responsáveis pelo boletim Lusophia, entre 1999 e 2004. Em 2005 criou a Zéfiro, da qual é editor, que se dedica à edição literária sobretudo na área do esoterismo, da espiritualidade, da história e da filosofia. Coordenou a edição do livro “O Perdão dos Templários” (Zéfiro, 2006), assim como a edição de 2011 do “Mandrágora – O Almanaque Pagão – 2011: No Bosque Sagrado dos Druidas” (Zéfiro, 2010), tendo feito parte da direcção editorial deste projecto de 2009 a 2014. Tem-se igualmente dedicado à tradução e à revisão de diversas obras. É coordenador e co-fundador do projecto cultural da Casa do Fauno em Sintra, que nasceu em 2011. Em 2001 aderiu à Ordem dos Bardos, Ovates e Druidas (OBOD), da qual é desde 2011 o responsável e orientador do ramo de língua portuguesa do Curso de Bardo, assim como o director da revista druídica Ophiusa.

Luís-Carlos Silva | Nasceu em Lisboa em 1975. Autodidacta em várias disciplinas, como História – de Portugal em particular e do mundo em geral –, Filosofia Esotérica, Religião, Espiritualidade, entre outras. Escreveu para o boletim Lusophia e tem um livro de crónicas, de carácter espiritual, publicado na Zéfiro.

Pinharanda Gomes | Nasceu a 16 de Julho de 1939, dia de Nossa Senhora do Carmo, no Sabugal. Conhecido pensador e investigador português., é um autor multifacetado e pesquisador. A sua obra abrange a literatura, a história religiosa, a antropologia cultural e a filosofia. Tem vários textos publicados na Zéfiro.

Rainer Daehnhardt | É um reconhecido pesquisador, nascido a 7 de Dezembro de 1941 e é descendente de uma família de diplomatas e militares alemães radicados em Portugal desde 1706. Estudou na Alemanha e em Portugal, especializando-se no “estudo da evolução do Homem através da arma e sua utilização”. Presidente da Sociedade Portuguesa de Armas Antigas – Portuguese Academy of Antique Arms – desde 1972, representa Portugal em congressos internacionais. É membro da Rowland Society, da Gesellschaft für Historische Waffen und Kostümkunde de Berlim e da Arms and Armour Society de Londres. É membro honorário da ASAC (American Society of Arms Collectors), entidade máxima americana do género que em 25 anos de existência elegeu o autor como 3º membro honorário estrangeiro. Participou em dezenas de congressos internacionais de historiadores de armas antigas. Foi convidado por entidades governamentais norte-americanas para fazer uma série de conferências sobre a evolução da armaria, em diversos estados americanos, tendo discursado por exemplo no Smithsonian Institute de Washington, no Metropolitan Museum, Harvard, Nova Iorque e Arizona Historical Society, Texas e Califórnia. É autor de dezenas de livros e centenas de artigos, na sua maioria ligados à armaria antiga, à História de Portugal ou à sua preocupação com a evolução da Humanidade. Na Zéfiro publicou as obras Portugal Cristianíssimo – A Missão Templária nos Descobrimentos, Homens, Espadas e Tomates e foi co‑autor de O Perdão dos Templários, Codex Templi, Portugal – A Missão Que Falta Cumprir e Segredos da Descoberta da Austrália.

Sérgio Sousa-Rodrigues | Nasceu em Lisboa a 15 de Novembro de 1978. Licenciou‑se em Estudos Portugueses e é professor actualmente. Os seus primeiros livros foram publicados sob o nome S. Franclim. Entre esses livros contam-se 4 de poesia, 4 ensaios, 1 de ficção e 1 de teatro. Além disso, tem prefácios a livros e outros textos publicados. Tem várias obras publicadas na Zéfiro.


Detalhes

Título: O Perdão dos Templários
Autores: Alexandre Gabriel (Coordenação), Eduardo Amarante, José Medeiros, Luís-Carlos Silva, Pinharanda Gomes, Rainer Daehnhardt, Sérgio Sousa-Rodrigues
Editora: Zéfiro
Colecção: Arquivos da Cavalaria
Nº de Páginas: 274
Língua: Português
ISBN: 9789728958220
Ano de Edição: 2006
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 17 x 24 x 1,7 cm
Peso: 511 g

Categorias:

Esoterismo
Esoterismo > Tradições Ocidentais
Esoterismo > Tradições Ocidentais > Templários
Esoterismo > Tradições Ocidentais > Portugalidade Mística
História
História > Idade Média
História > Antiguidade > Ordem do Templo
História > Antiguidade > Ordem de Cristo
História > Antiguidade > Ordens de Cavalaria
Espiritualidade
Espiritualidade > Religião
Espiritualidade > Religião > Cristianismo
• Os nossos Autores > Zéfiro > Alexandre Gabriel
• Os nossos Autores > Zéfiro > Eduardo Amarante
• Os nossos Autores > Zéfiro > José Medeiros
• Os nossos Autores > Zéfiro > Luís-Carlos Silva
• Os nossos Autores > Zéfiro > Pinharanda Gomes
• Os nossos Autores > Zéfiro > Rainer Daehnhardt
• Os nossos Autores > Zéfiro > Sérgio Franclim
• Os nossos Autores > OBOD > Alexandre Gabriel
• As nossas Colecções > Zéfiro > Arquivos da Cavalaria


Opinião dos Leitores

Livros Relacionados

Já conhece?