Zéfiro | O Segredo do Grão Vasco
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
O Segredo do Grão Vasco

15.21 € 16.90 €

DE COIMBRA A VISEU, O 515 DE DANTE
de Pedro Martins



Sobre o Livro

A DESCODIFICAÇÃO DOS MISTÉRIOS E SÍMBOLOS LEGADOS PELO MAIOR PINTOR QUINHENTISTA PORTUGUÊS

«… porque o ver muito ensina», lembrava Francisco de Holanda no século XVI.

Lição depois colhida por Almada Negreiros, que sublinhava a diferença entreolhar e ver: olhar, todos olhamos, distraidamente, mas ver realmente visto é coisa de poucos.

E Álvaro Ribeiro foi mais além, no seu prefácio de Os Painéis do Museu das Janelas Verdes, de José Luís Conceição Silva: «A obra de arte não é só para ver: é também para ler.»

Agora Pedro Martins viu as obras de Grão Vasco e nelas leu o seu segredo – fez uma laboriosa decifração de obras próprias de um tempo em que diversas linguagens, a escrita no papel impresso (como Menina e Moça) mas também a inscrita nas pedras (o Mosteiro dos Jerónimos) ou a traçada nas tábuas pela arte dos que sabiam, como Grão Vasco, eram concebidas para mostrar escondendo, ocultando. O tempo do pensamento rigorosamente vigiado.

Seguindo os caminhos abertos por António Telmo na História Secreta de Portugal e por Lima de Freitas em 515 – O Lugar do Espelho e nos estudos sobre Almada, numa linhagem nobre e contra a corrente (a que desconsidera sistematicamente a pintura portuguesa antiga), Pedro Martins parte de uma intuição de Pascoaes e revela-nos um Grão Vasco enquanto Fiel-do-Amor e guardião da «secular persistência de um ideal templário, joaquimita, franciscano e gibelino, sinal difuso, mas seguro, da existência de um projecto espiritual emanado da Igreja de João, a milícia templária da Ordem de Cristo: o Império do Espírito Santo». Este é um livro para ser lido com o olhar do coração.

António Carlos Carvalho
In Prefácio


Biografia

Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um seguidor. Vive em Sesimbra.

É autor dos livros: O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007); O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008); O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011); Teoria Nova da Saudade (2013); Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014); Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (em colaboração com João Ferreira e Rui Lopo, 2014); Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015); António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares (em colaboração com Mafalda Ferro e Rui Lopo, 2015); A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); Agostinho da Silva – A Última Entrevista de Imprensa (2016, em colaboração com António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier) e Agostinho da Silva em Sesimbra (2017, em colaboração com António Reis Marques).

Tem colaboração nas revistas A Ideia, Devir, Invenire, Callipole, Teoremas de Filosofia, Nova Águia e Cadernos de Filosofia Extravagante. Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo e a direcção da Colecção Thomé Nathanael – Estudos sobre António Telmo na Zéfiro. Integra a coordenação do GEAS – Gabinete de Estudos Agostinho da Silva, em Sampaio, Sesimbra.

Investigador do projecto Redenção e Escatologia no Pensamento Português, da Universidade Católica Portuguesa. É membro do Conselho Fiscal do Centro de Estudos Bocageanos e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros. Integrou a Comissão Científica das Comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage.

Tem participado, como orador, em encontros científicos internacionais dedicados a figuras como Cervantes, Verney, Bocage, Sampaio Bruno, Pascoaes, Agostinho da Silva e Sebastião da Gama e a temas como a Maçonaria, a Saudade e o Espírito Santo.


Detalhes

Título: O Segredo do Grão Vasco
Subtítulo: De Coimbra a Viseu, o 515 de Dante
Autor: Pedro Martins
Prefácio: António Carlos Carvalho
Editora: Zéfiro
Colecção: Nova Águia
Nº de Páginas: 216
Língua: Português
ISBN: 9789896770785
Ano de Edição: 2011
Encadernação: Capa Mole
Dimensões: 16 x 23 x 1,3 cm
Peso: 312 g

Categorias:

Filosofia
Filosofia > Filosofia Portuguesa
Filosofia > Filosofia Portuguesa > Nova Águia
Esoterismo
Esoterismo > Tradições Ocidentais
Esoterismo > Tradições Ocidentais > Templários
Esoterismo > Tradições Ocidentais > Portugalidade Mística
• Os nossos Autores > Zéfiro > Pedro Martins
• As nossas Colecções > Zéfiro > Nova Águia


Opinião dos Leitores

Livros Relacionados

Já conhece?