Zéfiro | Alain Bauer
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
Alain Bauer é o Grão-Mestre do Grande Oriente da França. Ele é autor de várias obras relacionadas à Maçonaria, entre elas: Le Grand O (Denoël, 2001); e Le Grand Orient de France (PUF, 2002).

Em O Nascimento da Franco-Maçonaria, Alain Bauer discorre sobre a possibilidade de que a Franco-Maçonaria Especulativa tenha sido uma “invenção” dos amigos de Isaac Newton. Ele explica: “Esses amigos teriam inventado a Franco-Maçonaria, referindo-se a um projeto ideológico inovador. De fato, tratava-se de fazer com que a sociedade abandonasse o debate religioso na Inglaterra, assolada pelas guerras civis, substituindo-o pelo progresso científico como mola mestra”.

Na busca pelos fatos históricos das origens da Franco-Maçonaria, Bauer concluiu que a história da Maçonaria é recheada de manipulações e, por isso, dedicou-se para encontrar o elo que explicasse o passado, a chave que desbloqueasse a trava da verdadeira tradição, a ferramenta que liberasse a memória. Ele conclui: “A Royal Society e Robert Moray constituem, provavelmente, os elementos de construção dessa outra história da Franco-Maçonaria, que nos liga progressivamente a Isaac Newton”.

O resultado dessa pesquisa do autor pode ser apreciado agora nesta obra, que a Madras Editora tem a satisfação de trazer ao público de língua portuguesa, como mais um instrumento para os estudos maçônicos.

O Nascimento da Franco-Maçonaria

Preço: 11.92 € 14.90 €