Zéfiro | João Ferreira Durão
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde

João Ferreira Durão

O autor João Ferreira Durão iniciou sua vida profissional como oficial do Exército Brasileiro, com origem no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se formou oficial de artilharia.

Cursou a Escola de Artilharia de Costa e, posteriormente, o Instituto Militar de Engenharia, obtendo a categoria de engenheiro industrial e de eletrônica.

Como engenheiro eletrônico militar, participou da introdução, na indústria brasileira, dos critérios técnicos para os projetos e fabricação de equipamentos de comunicação, segundo as normas internacionais estabelecidas para os sistemas e equipamentos profissionais e para uso militar.

Trabalhou na Embratel, onde foi responsável pelo projeto e pela implantação da Rede Brasileira de Televisão, ocupando ainda vários cargos técnicos e administrativos, entre os quais os de Superintendente de Desenvolvimento e Assessor Especial do Presidente. Como Assessor do Ministro das Comunicações, presidiu a Comissão Interministerial, que programou a implantação do Sistema PAL de televisão em cores adotado no Brasil.
Ingressou no Grande Oriente do Brasil, em 1972 e apresentou diversos estudos sobre a Ordem Maçônica. Pertence, desde 1985, ao Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, onde Ocupa o cargo de Lugar-Tenente Comendador do referido Supremo Conselho.

Atualmente, após quase cinqüenta anos de trabalho profissional, mudou-se para Minas Gerais onde, aposentado, se dedica a organizar e ampliar todo o seu acervo cultural. É autor do Pequeno Glossário de Filosofia, História Antiga e Medieval e Esoterismo, lançado pela Madras Editora.