Zéfiro | Miyamoto Musashi
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde

Miyamoto Musashi

Miyamoto Musashi nasceu para se tornar o maior samurai de sua época. Órfão criado por um tio, desde cedo se interessou pelas artes militares, inspiradas nos ensinamentos do Zen, do Xintoísmo (a religião tradicional do Japão) e do Confucionismo. Dentro delas, estudou kendô, o Caminho da Espada, cujos ideais virtuosos foram adotados por Musashi durante toda sua vida.

Desde a primeira luta, aos 13 anos, quando já era um jovem forte e encorpado, conheceu o sabor da vitória. Jamais perdeu uma luta; suas disputas quase sempre eram coroadas com a morte do rival. Atitudes como essa, para nossos olhos ocidentais, podem até parecer cruéis, mas para aquele grupo de nobres – normalmente integrantes das classes mais abastadas – a morte era encarada com naturalidade.

De fato, os samurais eram apresentados às artes militares para se tornarem bons estrategistas, corajosos e aptos a tomar decisões, por vezes extremas. Em guerras e disputas, sua atitude era serena até mesmo diante da morte. Aquele que encontrava a iluminação por meio do kendô desenvolvia uma visão precisa da realidade, premiada com uma conduta digna e honesta.

Musashi foi um mestre no Caminho da Espada; buscou a perfeição na arte da esgrima até sua fama alcançar as principais cortes do Japão. Quando a habilidade com as espadas – longa e curta – e com a lança o tornaram invencível e temido, o grande samurai decidiu que era hora de deixar um legado às futuras gerações. Retirou-se e escreveu O Livro dos Cinco Anéis, um guia de estratégia considerado um clássico da literatura japonesa, quase um livro mítico. Atualmente, esta obra é lida por empresários, estudantes, gerentes de marketing e todos os interessados em táticas para atingir o sucesso.

O Livro dos 5 Anéis

Preço: 10.80 € 13.50 €