Zéfiro | Afonso Rocha
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
Afonso Rocha, natural de Penafiel, residente no Porto, licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, mestre em Antropologia teológica pela mesma Faculdade e doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa é investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa.

Desenvolvendo a sua actividade de estudo e investigação principalmente nas áreas filosóficas da metafísica, da gnoseologia, da antropologia e da filosofia da religião, tem, entretanto, direccionado a sua actividade sobretudo para o âmbito do Pensamento Português, muito designadamente quanto aos domínios do mal, da gnose e do messianismo.

Estendendo-se basicamente pela segunda metade do séc. XIX e primeira do séc. XX, a sua actividade de estudo e investigação tem englobado, por um lado, autores como o padre António Vieira, cardeal Saraiva, Pedro Amorim Viana, Teófilo Braga, Guerra Junqueiro, Sampaio (Bruno), Leonardo Coimbra, Pascoaes, Basílio Teles, Raul Brandão, Fernando Pessoa, José Marinho, Álvaro Ribeiro, Delfim Santos…; por outro lado, tal actividade tem privilegiado sobretudo as figuras de Sampaio (Bruno) e de Fernando Pessoa em relação às problemáticas do mal, do messianismo e da gnose.

Autor de vários ensaios publicados em revistas, Actas de Congressos e obras conjuntas, sobressaem na sua obra editada sobretudo «O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério» (Lisboa, INCM, 2006), «Natureza, razão e mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno)» (Lisboa, INCM, 2009) e «O messianismo do ‘Quinto Imperio’ de Fernando Pessoa: uma filosofia da história ou uma filosofia da religião?» (Lisboa, INCM, no prelo).

A Gnose de Sampaio Bruno

Preço: 9.00 € 10.00 €