Zéfiro | António Reis Marques
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde

António Reis Marques

António Reis Marques nasceu em Sesimbra em 1927. Revelou, desde muito jovem, uma curiosidade invulgar por tudo aquilo que dizia respeito à sua terra. De forma metódica registou o quotidiano da vila e reuniu um vasto conjunto de documentação e bibliografia que representa, hoje, um dos mais importantes acervos sobre Sesimbra, recentemente doado ao município.

A paixão pela escrita levou-o a iniciar-se no jornalismo com apenas 18 anos, em O Sesimbrense, jornal do qual viria a ser redactor principal e adjunto da Direcção. Foi correspondente do Diário de Notícias, O Setubalense e O Distrito de Setúbal. Mais tarde escreveu para a revista Sesimbra Cultural e para a agenda Sesimbra Eventos. Actualmente colabora com a agenda Sesimbr’Acontece.

Profundo conhecedor da história e da cultura de Sesimbra, é autor dos livros: As Artes de Pesca de Sesimbra (2000); Nas Bodas de Diamante de O Sesimbrense (2002); O Clube Sesimbrense – Contributos para a Sua História (2003); Bombeiros Voluntários de Sesimbra – Origem, Formação e Percurso (2003); Breve História do Clube Naval de Sesimbra (2005); Peixe-espada de Sesimbra a preto e branco (2008); Agostinho da Silva em Sesimbra (2014, em colaboração com Pedro Martins); e Coisas de Sesimbra (2015). É também co-autor de O que veio à rede – Vocabulário, Alcunhas e Topónimos de Sesimbra (2001) e de Os Chamadores – Cancioneiro de Sesimbra – Volume I (2002).

Foi amigo de António Telmo e, bem assim, de Agostinho da Silva, com quem conviveu durante um quarto de século.

Agostinho da Silva em Sesimbra

Preço: 13.52 € 15.90 €