Zéfiro | Maria Leonor L. O. Xavier
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde

Maria Leonor L. O. Xavier

Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier é professora associada com agregação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde tem leccionado, entre outras, as disciplinas de Filosofia Medieval e de Metafísica Medieval.

Membro da Sociedade Internacional para o Estudo da Filosofia Medieval (SIEPM) e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), do Grupo Interdisciplinar de Medievalismo Teresa Amado (GIMTA) e da Red Latinoamericana de Filosofia Medieval (RLFM).

Autora de: Razão e Ser. Três Questões de Ontologia em Santo Anselmo (1999); Questões de Filosofia na Idade Média (2007); O Teísmo Medieval. Santo Anselmo e João Duns Escoto (2009); A Questão da Existência de Deus. Uma disputa medieval. Estudo e antologia de textos (2013); Três Questões Sobre Deus (2015); bem como de dezenas de artigos publicados em obras colectivas e revistas de filosofia.

Tradutora de: Teologia Mística. Textos de Pedro Hispano e Tomás Galo (2008).

Coordenadora de: Francisco da Gama Caeiro. A Presença 20 anos depois (2014); Philosophica 34. Anselmo sola ratione 900 anos depois (2009); A Questão de Deus na História da Filosofia I-II (2008) e A Questão de Deus. Ensaios Filosóficos (2010), obras publicadas no âmbito do Projecto de Filosofia FCT / CFUL [PTDC/FIL/64249/2006] «A Questão de Deus. História e Crítica» (Informação disponível em: www.aquestaodedeus.blogspot.com).